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AIDA marcou presença no primeiro evento de IA+CX no Brasil

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Clientes da AIDA apresentaram casos de sucesso em painel sobre o uso de IA generativa para entendimento da Voz do Cliente

No último dia 23 foi realizado o primeiro evento de IA+CX no Brasil, promovido pela Consumidor Moderno. Em um painel com Ana Teixeira, gerente de operações, transformação digital e de serviços de atendimento, da Sem Parar, e Ana Sarmento, head de CX da YDUQS (Estácio, IBMEC), clientes da AIDA, foram apresentadas aplicações práticas da IA generativa para o entendimento da Voz do Cliente.

Uso da IA generativa no backoffice

Enquanto o mercado todo só fala de bots e copilotos, o painel provocou a audiência a pensar em outros usos da IA generativa: em um papel analítico e estratégico no backoffice. As clientes reforçaram a importância de um bom diagnóstico para o sucesso dos planos de transformação. E a IA generativa, através da AIDA, foi o facilitador que permitiu entender as causas raízes, priorizar as ações e obter resultados rápidos.

O uso da IA para análise e entendimento da Voz do Cliente também permite um caminho seguro para as empresas começarem suas jornadas de adoção da IA generativa.

Retenção

O uso da IA generativa permitiu identificar os detalhes das motivações dos clientes - gerando insights para a personalização da cascata de ofertas de retenção. Um problema que antes demandaria o esforço de várias áreas, muito trabalho manual e meses de trabalho, gerou resultados em apenas 4 semanas - do insight para a implementação. E o resultado não poderia ser melhor: um incremento de 7 pontos percentuais na retenção.

Dicas valiosas

Nossas duas panelistas fizeram uma série de recomendações para quem quer começar a explorar IA generativa e melhorar a experiência dos clientes:

  • Saiba onde você quer chegar - ter nitidez sobre o problema que precisa ser resolvido e traçar objetivos concretos é fundamental para a inovação gerar valor
  • Tenha um plano de implementação de IA - se você ainda não tem um plano, comece já. IA é uma realidade e os seus clientes - e os seus concorrentes - já estão usando ou pensando em como usar
  • Não se trata apenas de ferramenta - ter uma ferramenta flexível e prática como a AIDA é fundamental. Mas não se esqueça que o sucesso da implementação depende de profundo conhecimento de negócio - interno ou com consultores experientes

Quer conhecer mais sobre a AIDA? Mande uma mensagem e marque uma reunião para conhecer como a IA pode transformar a experiência dos seus clientes.

Confira a matéria completa sobre o painel na cobertura da Consumidor Moderno.